Acesse nosso site para saber das mais recentes noticias e informações da região - www.tvriachogrande.net - Para anunciar (11) 9945-4728 - reinaldo@riachogrande.net

 
Desde Março de 2006 você é o visitante nº
Contador

Alckmin entrega 26 ônibus novos no Corredor Metropolitano ABD

 

Nesta segunda-feira, 21, o governador Geraldo Alckmin e o secretário dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, entregam 26 ônibus novos que circularão nas 13 linhas do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara) da EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.

Ao todo, os novos veículos beneficiarão diariamente cerca 250 mil passageiros de várias cidades da Região Metropolitana de São Paulo (RMSP). Os veículos, adquiridos pela Concessionária Metra, operadora do Corredor, têm maior capacidade de transporte e oferecerão aos usuários mais conforto, segurança e acessibilidade.
"Ônibus com piso rebaixado, ajoelhamento, suspensão a ar, conforto, local até pra cão guia, Euro3, polui menos que motocicleta e ar condicionado. Esta é a primeira linha, Jabaquara até São Bernardo, Ferrazópolis, totalmente com ar condicionado. Esta é a nossa meta, que os ônibus da EMTU possam chegar a 100% com ar condicionado, conforto, banco especial para gestantes para idosos", declarou o governador.

São 11 ônibus articulados de 18 metros com capacidade para transportar 116 passageiros e mais 15 do tipo Padron, de 15 metros de comprimento, cujo carregamento pode chegar até 99 usuários. A inclusão desses ônibus no Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara) beneficiará também o meio ambiente, pois eles são equipados com motor eletrônico Euro 3, cuja emissão de gases é menor.

Diferenciais

Com os novos ônibus, os passageiros terão mais conforto nas viagens, pois os veículos possuem ar condicionado, bancos estofados, suspensão a ar, caixa de câmbio automática e três eixos que evitam solavancos durante a operação, além do sistema de "ajoelhamento" e piso baixo central que facilitam o embarque e desembarque nas paradas, principalmente para usuários com dificuldade de locomoção.

Os usuários com necessidades especiais contam com rampas de acesso para cadeirante, área reservada para cadeira de rodas com cinto de segurança, presilhas e botão especial para a solicitação de desembarque. Há também botão específico às pessoas com deficiência visual para pedido de parada e espaço para cão guia. Os bancos reservados têm revestimento de cor diferenciada (amarela) e comunicação visual, conforme previsto em lei.

O letreiro do itinerário é eletrônico e tem iluminação interna e externa em LED que propicia aumento de luminosidade e melhor visualização pelos passageiros. Os veículos são equipados com câmeras proporcionando ao motorista melhor visibilidade da movimentação dos passageiros no acesso e saída do ônibus.

Corredor Metropolitano ABD

O Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara) é um sistema de média capacidade, totalmente exclusivo para a circulação de ônibus, que liga o bairro de São Mateus, no extremo leste da capital paulista, ao Jabaquara, na zona sul, atravessando quatro municípios do ABCD: Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema.

Possui 33 km onde estão distribuídos 110 pontos de parada e oito Terminais Metropolitanos que permitem a integração com outros sistemas de transporte: linhas municipais, trens da CPTM no Terminal Santo André e Metrô no Terminal Jabaquara.

São 13 linhas de ônibus operadas por uma frota de cerca de 230 trólebus e ônibus a diesel. No Corredor Metropolitano ABD são transportados cerca de 250 mil passageiros/dia.

Esse sistema conta, ainda, com a nova extensão de 12 km, que liga Diadema - São Paulo (Morumbi), e propicia integração com os trens da CPTM e futuramente com a Linha 5 Lilás do Metrô.

CLICK NA IMAGEN

 
 



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Todos os direitos autorais ,textos, imagens , obras ou criações de qualquer natureza disponibilizadas neste site, pertencem à www.riachogrande.net ou a terceiros que autorizaram o uso de sua propriedade intelectual e de imagens.
Sendo assim, é terminantemente vedada a distribuição, representação, publicação, uso comercial e/ou utilização de tais materiais, no todo ou em parte, sem a citação da fonte utilizada.
A violação destes direitos é crime, e seu infrator está sujeito às penalidades legais previstas nas Leis 9.610/98 e 9.279/96 e no art. 184 do Código Penal Brasileiro, bem como ao pagamento de indenização pelos prejuízos causados.