Acesse nosso site para saber das mais recentes noticias e informações da região - www.tvriachogrande.net - Para anunciar (11) 9945-4728 - reinaldo@riachogrande.net

Desde Março de 2006 você é o visitante nº
Contador

Festa de Nossa Senhora dos Navegantes atrai cerca de 3 mil fiéis ao Riacho

 

A Festa de Nossa Senhora dos Navegantes, um dos eventos religiosos e turísticos mais tradicionais do ABC, celebrada há 58 anos na região, foi realizada neste domingo (6/2), no Riacho Grande, com a presença de aproximadamente três mil fiéis e do vice-prefeito do município, Frank Aguiar.
Neste ano, a imagem da santa saiu da paróquia de Diadema e seguiu de barco pela Represa Billings até a Prainha, no Riacho Grande, diferentemente dos anos anteriores, quando a procissão partia de São Bernardo sentido Diadema. A alteração foi feita a pedido das próprias paróquias, com a proposta de promover uma maior integração entre os participantes.
Cerca de 30 embarcações acompanharam a procissão da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes, que percorreu a Represa Billings durante aproximadamente uma hora e meia, sendo recepcionada pela seleção brasileira feminina de canoagem. Em seguida, os fiéis seguiram com a santa até a Praça João Olímpio Bassani (Praça da Biblioteca) em frente a Subprefeitura do Riacho, onde foi realizada a celebração eucarística campal pelo bispo Dom Nelson Westrupp.
O vice-prefeito Frank Aguiar afirmou ser um dia de grande festa para os moradores de São Bernardo. "A Administração está buscando incentivar esse evento e espero que a cada ano ele seja cada vez melhor, já que o município é muito religioso e unido", opinou.
Desde 2010, por meio de decreto assinado pelo prefeito Luiz Marinho, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes integra o calendário de festejos de São Bernardo.
Para o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Ronaldo Tadeu, além da importância religiosa, a realização desse evento faz parte de um projeto de revitalização turística do distrito do Riacho Grande, que inclui a Rota do Peixe, a Prainha e o Parque Estoril. A programação ainda contou com uma exposição que aborda, através de painéis ilustrativos, um pouco da história do evento.

Os festejos se encerraram com a apresentação do grupo são-bernardense Raízes do Sertão, que levou ao público toadas, cantigas, canas-verdes, valsas e modinhas. A orquestra de viola caipira, considerada uma das melhores do País, interpretou sucessos e clássicos da música caipira sob a regência do violeiro Leandro de Abreu. A principal atração da noite foi o show gratuito de Frank Aguiar, que animou os fiéis com um repertório de músicas religiosas.
O frei Nilso Antonio Cignachi, que há um ano é responsável pelas sete capelas do Riacho Grande e da Paróquia São João Batista, afirmou que a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes é muito importante para unir as pessoas e espera programar até dezembro a festividade do próximo ano, a se realizar em Diadema no primeiro domingo de fevereiro.
 
 

Acesse:
Pousada dos Pescadores

O MELHOR DO BAILE COUNTRY E SERTANEJO FONE:4354-0635
(011)9763-2797
 
 

 
blog frança
 
sbctrans
 
 
Dib
 
 
 
 
Todos os direitos autorais ,textos, imagens , obras ou criações de qualquer natureza disponibilizadas neste site, pertencem à www.riachogrande.net ou a terceiros que autorizaram o uso de sua propriedade intelectual e de imagens.
Sendo assim, é terminantemente vedada a distribuição, representação, publicação, uso comercial e/ou utilização de tais materiais, no todo ou em parte, sem a citação da fonte utilizada.
A violação destes direitos é crime, e seu infrator está sujeito às penalidades legais previstas nas Leis 9.610/98 e 9.279/96 e no art. 184 do Código Penal Brasileiro, bem como ao pagamento de indenização pelos prejuízos causados.