A Rota do Peixe é opção de roteiro gastronômico para moradores e turistas de São Bernardo do Campo.
Grande parte do comércio envolvendo a Rota do Peixe está localizada no entorno da Represa Billings, na área da Serra Mar. Em função disso, muitos turistas aproveitam a ida a um dos restaurantes para apreciar a beleza natural da Mata Atlântica, ainda presente na região.
Especializado em peixe, o restaurante Praiano, no Riacho Grande, oferece variedade de pescados e, nesta semana, já contabiliza aumento no movimento de 10% a 20%. Mas é na Sexta-Feira Santa que o feriado religioso incrementa ainda mais os negócios: o volume de clientes nessa data é o segundo maior do ano, perdendo apenas para o Dia das Mães.
De acordo com Robson Sanches de Souza, sócio-proprietário da casa, a expectativa é de que passem por lá cerca de 700 clientes no período. Em geral, o estabelecimento recebe, no fim de semana, aproximadamente 400 pessoas.
No Praiano, além do abadejo, especialidade da casa, também o bacalhau entra na lista dos mais pedidos no período. A tilápia, no entanto, é a campeã nos bares e restaurantes do Riacho.
Festival - A Rota do Peixe faz parte do Festival Rotas dos Sabores, evento gastronômico realizado na cidade em outubro. No Festival, os estabelecimentos são agrupados nas rotas de acordo com sua especialidade, e não em função de sua localização.
Além da Rota do Peixe, a cidade conta com as rotas do Frango com Polenta; dos Petiscos e Aperitivos; da Comida Típica; das Padarias e Confeitarias; e das Pizzarias e Pastelarias.
O Festival não tem caráter competitivo, mas inclusivo, já que participam grandes estabelecimentos e pequenos negócios, desde que legalizados.
A cada ano o Festival Rotas dos Sabores vem se consolidando dentro do calendário de eventos de São Bernardo. Prova disso é o aumento da participação de estabelecimentos na Rota do Peixe: em 2012 e 2011, com 11 participantes; em 2013, com 13; e, em 2014, com 22. No ano passado, a adesão ao Festival superou as expectativas, com 203 participantes, cerca de 90% a mais em relação ao ano anterior.
O Festival Rotas dos Sabores é promovido pela Prefeitura de São Bernardo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (SDET). A iniciativa foi criada dentro do Arranjo Produtivo Local (APL) de Restaurantes, Bares e Afins, instância formada por representantes do setor público, sindical e empresarial e que formula políticas e ações para fortalecer o setor. |