Desde Março de 2006 você é o visitante nº
Contador

Seu dente quebrou? Saiba o que fazer

 
De acordo com especialista da Caixa Seguradora Odonto, o indicado é armazenar o fragmento em leite, água ou soro fisiológico e procurar imediatamente o seu dentista

 
Apesar de serem consideradas estruturas muito fortes, os dentes podem quebrar, lascar ou cair. Um tombo inesperado, uma pancada em um jogo de futebol, o consumo de alimentos duros e até mesmo o bruxismo estão entre as principais causas das fraturas dentais.
A quebra de um dente pode causar dor, sangramento, desconforto e constrangimento estético. Porém, antes de se desesperar, é preciso saber o que fazer exatamente para minimizar os danos. Segundo Rosane Menezes Faria, dentista da Caixa Seguradora Odonto, a orientação é tentar guardar o pedaço do dente fraturado. “É indicado armazenar o fragmento em leite, água ou soro fisiológico e procurar imediatamente o seu dentista. Além disso, é preciso retirar a sujeira ou os fragmentos de dentes da área ferida e higienizá-la com água morna”, afirma.

Caso haja sangramento, Rosane conta que a primeira medida a ser tomada é estancar com uma gaze embebida em água fria. “Pressione o local machucado, sem fazer muita força, até que ele diminua. O próximo passo é fazer um bochecho para tirar todo o resíduo de sangue da boca e limpar a região afetada. Não aplique medicamento creme dental, pois eles podem causar irritação”. Depois do bochecho, a recomendação da especialista é que seja colocado gelo no local.
 
 Tratamento
 
De acordo com Rosane, da Caixa Seguradora Odonto, a forma de restauração de um dente quebrado vai depender do tipo de dano causado “O dentista irá avaliar as opções possíveis. No caso de quebra de apenas um pequeno pedaço do dente, é possível que o fragmento guardado possa ser colado ao dente, ou o formato dele seja reconstruído com resina” esclarece. Já se houver uma quebra maior por baixo da linha óssea, Rosane  pontua que geralmente extrai-se o dente (ou o que restou dele) e coloca-se um implante no seu lugar. “No entanto, se o dente definitivo tiver quebrado acima da linha óssea, o dente pode ser desvitalizado, reconstruído e levar uma coroa nova”.
 Dente de leite

Em relação ao dente de leite, caso aconteça a queda por inteiro devido a algum acidente, a orientação é não realizar o reimplante. “Isso porque há um risco de prejudicar a dentição permanente que está por vir. Porém, essa questão não anula a necessidade de uma consulta ao dentista, visto que o profissional irá verificar a possibilidade de colocar um aparelho para manter o espaço aberto enquanto o novo dente não nasce”, orienta. Já se o dente não cair por completo, é preciso levar, o mais rápido possível, o pedaço que restou ao dentista para verificar a possibilidade e necessidade do profissional realizar a colagem. “Também pode acontecer a intrusão dental,  que é quando o dente entra na gengiva com a força do impacto, podendo afetar a formação do permanente”, alerta Rosane.
 
Por fim, após a realização do tratamento, seja ele qual for, os dentes fraturados devem passar por um acompanhamento com visitas periódicas ao dentista para verificar se não há complicações tardias, como lesões, infiltração ou alteração da cor. “Para tentar precaver rachaduras, é indicado evitar comidas muito duras e usar protetores bucais no caso da prática de esportes de contato, como futebol, boxe, entre outros”, conclui.

 Facilidades da Caixa Seguradora Odonto

Com o intuito de oferecer o devido amparo aos beneficiários do plano odontológico, a Caixa Seguradora Odonto  oferece atendimento para situações de urgência, como a quebra de um dente, por exemplo, já em 24h após a data da compra. Entre os procedimentos abarcados pela cobertura da operadora, está o reimplante de dente avulsionado.

São mais de 70 mil prestadores de serviços cadastrados e também há isenção de pagamento de crianças dependentes de 0 a 3 anos. Todos os planos possuem abrangência nacional, possibilitando um atendimento de qualidade onde o cliente estiver.

 Sobre a CAIXA SEGURADORA ODONTO

A Caixa Seguradora Odonto é uma das maiores operadoras de planos odontológicos do Brasil. Com mais de 20 anos de experiência no segmento, a empresa oferece diversas opções de planos individuais e corporativos. Atualmente, a Caixa Seguradora Odonto conta com 550 mil beneficiários, 7.500 pontos de atendimento e mais de 25 mil opções de atendimento em todo o Brasil. A empresa faz parte da Caixa Seguradora, uma união bem sucedida entre duas instituições: a CNP Assurances, líder do mercado francês em seguros de pessoas, e a Caixa Econômica Federal.
 
www.odontoempresas.com.br
 
Assistente de Assessoria de Imprensa 

giovanna.tozette@dezoitocom.com.br
11 3674-4400 Ramal 4430 
11 99332-3630
Uma empresa do GRUPO RAI

 




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Para anunciar Fixo: (11)4101-9740 / (11) 7771-8810 ID: *125*109713 - Email: reinaldo@riachogrande.net