Desde Março de 2006 você é o visitante nº
Contador
 

Campanha contra vírus da Influenza é prorrogada até 15 de junho em São Bernardo

 
Desde o lançamento da ação, 132.961 pessoas, entre grupos prioritários e doentes crônicos, já foram vacinadas na cidade
 
 
A Prefeitura de São Bernardo, por meio da secretaria de Saúde, anunciou nesta quarta-feira (30/05) a prorrogação da campanha de vacinação contra o vírus da Influenza – antes prevista para ser encerrada no dia 1º de junho – para até o dia 15 do próximo mês. A medida atende à orientação do Ministério da Saúde para municípios de todo o País. Desde que foi lançada, a campanha já vacinou 132.961 pessoas na cidade, entre grupos prioritários e doentes crônicos.
 
A meta para São Bernardo é atingir 90% de cada público preferencial, totalizando 164.814 pessoas entre crianças de seis meses a cinco anos, trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas, indígenas, idosos e professores – doentes crônicos não entram neste total. Dos grupos prioritários, idosos e professores apresentam melhor adesão no município, com cobertura de 85,5% e 81,4%, respectivamente.
 
 
De acordo com o prefeito Orlando Morando, os bons números apresentados na cidade refletem o trabalho de divulgação sobre a importância da imunização realizado pela Prefeitura. “Desde o lançamento da campanha, já imunizamos 67,4 mil idosos, mais de 17 mil crianças, além de 5,4 mil professores das redes públicas e privadas. Estamos trabalhando como parceiros do Ministério da Saúde para evitar que casos de Influenza cheguem ao município”, destacou o chefe do Executivo
 
Já o secretário de Saúde de São Bernardo, Dr. Geraldo Reple, explicou que a priorização de grupos mais vulneráveis à doença é uma recomendação do Ministério, que disponibiliza as doses de acordo com o mapeamento de cada um destes públicos. “É essencial que estas pessoas procurem os pontos de vacinação para se imunizarem, uma vez que tratam-se de pessoas com maior potencial de contração. A vacina que é a ferramenta de proteção mais eficaz para evitar a doença”, salientou o secretário.
 
 
De acordo com o Ministério da Saúde, após o fim da campanha, caso haja disponibilidade de vacinas nos estados e municípios, a vacinação poderá ser ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos.
 
Serviço - Para se vacinar, basta comparecer em uma das 34 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e apresentar um documento com foto e a carteirinha. As crianças devem estar acompanhadas por pais ou responsáveis. Já os portadores de doenças crônicas também devem apresentar um laudo médico. O horário de funcionamento das UBSs é das 8h às 17h. Confira a lista de endereços: http://www.saobernardo.sp.gov.br/onde-ficam-as-unidades-de-saude-ubss
 
Texto: Carla de Gragnani
Fotos: Gabriel Inamine, Ricardo Cassin e Omar Matsumoto/PMSBC
 
 



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Para anunciar Fixo: (11) 4101-9740 / - Email: reinaldo@riachogrande.net
(11) 9.9945-4728