Desde Março de 2006 você é o visitante nº
Contador
 

Agora referência, Hospital de Clínicas de São Bernardo realiza com sucesso primeira cirurgia cardíaca pediátrica

 
Criança de 1 ano, com cardiopatia congênita, passa por procedimento e é encaminhada para alta nesta terça-feira
 
 
Transformado em referência estadual durante a gestão do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, o Hospital de Clínicas (HC) de São Bernardo – localizado na Estada dos Alvarengas, 1001, - iniciou o procedimento de cirurgias cardíacas pediátricas em crianças de zero a 18 anos.  Com o diagnóstico de CIA (Correção da Comunicação Interatrial), Pedro Henrique Benavides Martins, 1 ano, foi operado na última quarta-feira (29/08) e tem  previsão de alta para esta terça-feira.
 
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, visitou a criança nesta segunda-feira (03/09), acompanhado do secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple e dos médicos que realizaram o procedimento Dr. Daniel Peres Guimarães e Dra Cleris Barduco
 
“Hoje é um dia de festa e eu estou extremamente orgulhoso de ter em nossa cidade um Hospital, que é referência em tratamento em todo o estado de São Paulo. O que foi feito neste hospital, foi um procedimento de extrema complexidade que possibilitou ao Pedro, uma a oportunidade a mais de ter um futuro saudável”, comemorou o prefeito.
 
Foi Débora Benavides, 24 anos, mãe de Pedro que recepcionou o prefeito. Com o filho nos braços. “Descobrimos a cardiopatia quando o Pedro tinha 5 meses. Morávamos em Marília, mas viemos para São Paulo procurar atendimento. Após todo o processo, fomos encaminhados  para o Hospital de Clínicas. Entreguei o meu filho para a equipe com  muita segurança e tranquilidade.  Hoje está ótimo e em breve, iremos para casa”, disse.
 
O responsável pelo procedimento cirúrgico, Dr. Daniel Peres, explicou que o sucesso da cirurgia é atribuído ao atendimento que foi ofertado. “O Pedro foi diagnosticado com a CIA muito rápido e já encaminhado para a cirurgia. Se ele não tivesse operado, ele teria uma qualidade de vida pior e com muitos sintomas clínicos. Ele foi muito bem visto e acompanhado por uma equipe competente. Toda cirurgia cardíaca em crianças exige um cuidado especial e estamos preparados para executá-las”, explicou o médico.
 
O Hospital de Clínicas tornou-se referência estadual após um convênio firmado com o Governo do Estado, em março deste ano. Desde que iniciou as atividades, no dia 09/07, 30 atendimentos já foram realizados no ambulatório. Todos os pacientes foram referenciados via CROSS e encaminhados para São Bernardo, para iniciar o tratamento.
 
“Temos 17 leitos de enfermaria e 10 leitos de UTI e uma equipe de profissionais especializados em atender a essas crianças. Ver o Pedro, sorridente, batendo palminhas, me fez ter ainda mais certeza de que estamos no caminho certo. Estamos transformando para melhor a saúde pública desta cidade”, comentou Dr. Geraldo Reple, secretário de Saúde.
 
A efetivação do HC como referência destaca o trabalho da atual gestão da Prefeitura, que ao iniciar o governo – em janeiro de 2017 – se deparou com uma unidade subutilizada, com 40% de sua capacidade em funcionamento.
 
“Iniciamos nosso trabalho à frente da Prefeitura com o hospital operando com apenas com 40%. Implantamos o centro de endoscopia, com equipamentos que tinham sido comprados e abandonados pela antiga administração. Também firmamos parceria com a ComGás e inauguramos o heliponto. Além do compromisso de melhorar a saúde, temos respeito com o dinheiro público”, adicionou o prefeito Orlando Morando.
 
Texto: Gabriela Maria
 
 
 



 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Para anunciar Fixo: (11) 4101-9740 / - Email: reinaldo@riachogrande.net
(11) 9.9945-4728