Desde Março de 2006 você é o visitante nº
Contador
 

Prefeitura de São Bernardo lança comitê de prevenção e combate à Febre Amarela

 
 
Prefeitura de São Bernardo lança comitê de prevenção e combate à Febre Amarela
Meios de comunicação serão fornecidos à população para suprir informações, esclarecer dúvidas e investigar as queixas; secretarias do Governo farão parte desta ação
 
 
Em meio às ações de controle com a Febre Amarela, a Prefeitura de São Bernardo lançou, nesta terça-feira (23/01), um comitê de combate e prevenção à doença. A ferramenta foi instituída para auxiliar o município no gerenciamento e controle do mosquito transmissor.
 
No Salão Nobre do Paço Municipal de São Bernardo, o prefeito Orlando Morando anunciou o novo projeto e explicou o funcionamento das ações. “Esta é uma ação em conjunta do governo com a população. Meios de comunicação direta serão disponibilizados à população para suprir informações, esclarecer dúvidas e investigar sobre queixas e possíveis focos da doença. Estamos armando uma guerra e a única vítima tem que ser o mosquito”, esclareceu Morando.
O comitê será composto por uma equipe multiprofissional, de diversas pastas do governo, como por exemplo: Saúde, Habitação, Serviços Urbanos, Obras, Meio Ambiente, GCM, Sedesc, Finanças, Defesa Civil, Educação e Governo. Um número de telefone será disponibilizado à população, com funcionamento 24 horas, junto com um endereço de e-mail. Essas ferramentas irão proporcionar uma comunicação ágil e eficaz.
 
“São Bernardo é pioneiro por criar comitês de prevenção. Estamos em alerta e não podemos esperar e nem deixar o mosquito transmissor chegar ao município. A partir do próximo sábado, iremos convidar os funcionários a participar dessa batalha, temos que eliminar todos os focos. Agindo assim, iremos afastar inclusive, a Dengue, Zika e outras Arboviroses”, disse o Prefeito.
 
O secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple, também aproveitou para incentivar a população a aderir à campanha nacional de vacinação, que terá início nesta quinta-feira (25/01). “A cidade tem o objetivo de imunizar 707 mil pessoas, temos doses suficientes para toda a população. As doses são fracionadas, mas são extremamente seguras e eficazes. Nossa principal meta é não registrar casos de Febre Amarela no Município e com a ajuda de todos, tenho certeza que atingiremos o objetivo, que é proteger a população”, explicou Reple.
 
Durante a cerimônia, o diretor do Departamento de Vigilância Sanitária, Wagner Kuruiwa, destacou que o município não possui nenhum caso confirmado da doença, detalhando o episódio do macaco que foi encontrado morto no Zoológico de São Paulo. “O departamento de Controle de Zoonoses está em alerta com os macacos, estamos tomando medidas necessárias, inclusive para protegê-los contra as maldades. Estamos também em contato com a Superintendência de Controle de Endemias do Estado de São Paulo (Sucen) e analisando medidas para isolar a região do Taboão”, apontou o diretor
 
Conscientização e treinamento – Na última sexta-feira, a Secretaria de Saúde de São Bernardo reuniu os responsáveis de todos os hospitais públicos e privados do município, no anfiteatro do Departamento de Vigilância Sanitária. Na ocasião, o secretário de Saúde e o diretor do departamento, Wagner Kuroiwa, esclareceram sobre as principais ações do município em relação ao combate à doença. Também foi apresentado o modelo de fluxograma de atendimento prioritário adotado pela cidade nas unidades de Pronto Atendimento (UPA) e nos Hospitais.
 
 
 
 
Texto: Gabriela Maria
 
Foto: Ricardo Cassin
 
 

 




 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Para anunciar Fixo: (11)4101-9740 / (11) 7771-8810 ID: *125*109713 - Email: reinaldo@riachogrande.net